Nós #ideal

Projetos

Voltar

Feira Orgânica e Gastronômica

A FEIRA ORGÂNICA E GASTRONÔMICA é um projeto desenvolvido pelos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Durante as aulas de gastronomia, eles aprendem receitas saudáveis e deliciosos. Estes produtos, bem como os legumes e verduras da Horta Orgânica Ideal (que é certificada pela TECPAR), estão à disposição toda sexta-feira, das 11h30 às 12h30 e das 16h30 às 18h. Além disso, todo o lucro da Feira é direcionado à APOFILAB, como parte integrante do Projeto Ideal Solidário.

Conheça você também este Projeto Ideal e tenha uma vida mais saudável!!!

Projeto Equilíbrio

O cérebro precisa de exercícios para manter-se ativo. O nosso corpo necessita de exercícios físicos para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, com a nossa mente não é diferente. Estimular os 5 sentidos por meio de exercícios, faz com que a criança preste mais atenção nas suas ações e assim, melhore seu poder de concentração, sua memória e motricidade ampla.

Baseando-se no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida, o Projeto Equilíbrio tem como objetivo, não acrescentar novas atividades à sua rotina, mas fazer de forma diferente o que é realizado diariamente, pois são esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável.

Projeto Hora da Leitura

O Projeto Hora da Leitura é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os da Literatura Popular de tradição oral, os contos, as crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as letras de músicas, as charges e tiras e outros adequados aos alunos do Ensino Fundamental I.
Os alunos do 2º ano em especial retiram um livro na biblioteca por semana. Junto com o livro, levam uma ficha para fazer um resumo do livro lido. Cada ficha é enumerada, e preenchida com os dados do livro: Autor, nome do livro, data da leitura, e data de entrega. Cada ficha, é uma página de um livro que será montado no final do ano letivo. A capa deste livro será: “Livros que eu li no segundo ano.”

Educação no Trânsito

Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.
Busca contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos.
As turmas dos 4º anos realizam  projeto ” Se essa Rua Fosse Minha”, juntamente com a Cettrans de Cascavel. Esse projeto tem por objetivo conscientizar o grupo discente e seus familiares da importância de se respeitar o trânsito, sua regras, leis, perigos…
Este projeto não se resume apenas a Semana de Trânsito, que ocorre em setembro. Ele inicia em meados de junho e finalizamos somente no término do ano letivo, quando participamos de um campeonato de produções de texto (escolas particulares e públicas).

História da Minha Vida - Grupo 1

A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na sua vida ampliando a noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Este projeto visa identificar e superar os desafios de um novo ambiente com novas pessoas, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando a interação entre ambas as partes.

Educação Alimentar - Grupo 2

Este projeto tem como intuito de estimular uma alimentação saudável no dia a dia, apresentando as vantagens de uma boa alimentação. Partindo de receitas elaboradas pelas famílias, os alunos degustam dos mais variados sabores através da preparação dos pratos na cozinha da escola.

Identidade e Autonomia - Grupo 3

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando  desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.  Este Projeto tem o objetivo de realizar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.

Mascotes de Lã - Grupo 4

A convivência da crianças com os animais pode ser muito importante no que diz respeito ao desenvolvimento das mesmas. Essas tendem a apresentar mais auto-estima e melhor desempenho nas suas interações sociais. Ainda desenvolvem autonomia, sentimentos de afeto, preocupação com o meio ambiente, bem como fortalecimento do sistema imunológico. A ovelha é um animal dócil e que tem uma importância relevante no dia-a-dia, pois fornece leite, alimento e lã. Acompanhando o desenvolvimento da Ovelha, as crianças terão a oportunidade de perceber a origem desses itens.

Habitantes do Galinheiro - Grupo 5

Este projeto visa conhecer as galinhas como animais de estimação, criaturas lúdicas e divertidas, mas que também podem ser um pouco trabalhosas. Se domesticadas elas formam um vínculo com o criador, chegando a sentar no seu colo, alimentar-se em sua mão, cacarejar em saudação e podem vir quando forem chamadas. Portanto, ao longo do ano letivo, os alunos vão aprendendo que se ensinar e estimular, aplicando os métodos e procedimentos corretos, é possível criar essas aves com êxito.

Mala Literária - Grupo 4

Cada vez que a criança ouve histórias de faz-de-conta, da vazão às próprias emoções e pode ensaiar diversos papéis, pois a linguagem simbólica, não verbal dos “Contos de Fadas”, comunica-se diretamente com o imaginário da crianças, fazendo-a perceber que os problemas existem, mas que eles devem ser enfrentados e podem ser sempre solucionados. Portanto, incentivar o hábito de leitura na infância é muito importante, pois é nesta fase que todos os “hábitos” se formam!

Amigos da Escola - Grupo 5

Pretende-se discutir com o projeto “Amigos da Escola” as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.