Projetos

Voltar

Feira Orgânica e Gastronômica

A FEIRA ORGÂNICA E GASTRONÔMICA é um projeto desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental I. Durante as aulas de gastronomia, eles aprendem receitas saudáveis e deliciosos. Estes produtos, bem como os legumes e verduras da Horta Orgânica Ideal (que é certificada pela TECPAR), estão à disposição toda sexta-feira, das 11h30 às 12h30 e das 16h30 às 18h.

Conheça você também este Projeto Ideal e tenha uma vida mais saudável!!!

Projeto Equilíbrio

O cérebro precisa de exercícios para manter-se ativo. O nosso corpo necessita de exercícios físicos para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, com a nossa mente não é diferente. Estimular os 5 sentidos por meio de exercícios, faz com que a criança preste mais atenção nas suas ações e assim, melhore seu poder de concentração, sua memória e motricidade ampla.

Baseando-se no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida, o Projeto Equilíbrio tem como objetivo, não acrescentar novas atividades à sua rotina, mas fazer de forma diferente o que é realizado diariamente, pois são esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável.

Projeto Hora da Leitura

O Projeto Hora da Leitura é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os da Literatura Popular de tradição oral, os contos, as crônicas, os poemas, os textos dramáticos, as letras de músicas, as charges e tiras e outros adequados aos alunos do Ensino Fundamental I.
Os alunos do 2º ano em especial retiram um livro na biblioteca por semana. Junto com o livro, levam uma ficha para fazer um resumo do livro lido. Cada ficha é enumerada, e preenchida com os dados do livro: Autor, nome do livro, data da leitura, e data de entrega. Cada ficha, é uma página de um livro que será montado no final do ano letivo. A capa deste livro será: “Livros que eu li no segundo ano.”

Educação no Trânsito

Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.
Busca contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos.
As turmas dos 4º anos r 5º anos realizam  projeto ” Se essa Rua Fosse Minha”, juntamente com a Cettrans de Cascavel. Esse projeto tem por objetivo conscientizar o grupo discente e seus familiares da importância de se respeitar o trânsito, sua regras, leis, perigos…
Este projeto não se resume apenas a Semana de Trânsito, que ocorre em setembro. Ele inicia em meados de junho e finalizamos somente no término do ano letivo, quando participamos de um campeonato de produções de texto (escolas particulares e públicas).

História da Minha Vida - Grupo 1

A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na sua vida ampliando a noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo. Este projeto visa identificar e superar os desafios de um novo ambiente com novas pessoas, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando a interação entre ambas as partes.

Educação Alimentar - Grupo 2

Este projeto tem como intuito de estimular uma alimentação saudável no dia a dia, apresentando as vantagens de uma boa alimentação. Partindo de receitas elaboradas pelas famílias, os alunos degustam dos mais variados sabores através da preparação dos pratos na cozinha da escola.

Identidade e Autonomia - Grupo 3

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando  desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.  Este Projeto tem o objetivo de realizar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes.

Mascotes de Lã - Grupo 4

A convivência da crianças com os animais pode ser muito importante no que diz respeito ao desenvolvimento das mesmas. Essas tendem a apresentar mais auto-estima e melhor desempenho nas suas interações sociais. Ainda desenvolvem autonomia, sentimentos de afeto, preocupação com o meio ambiente, bem como fortalecimento do sistema imunológico. A ovelha é um animal dócil e que tem uma importância relevante no dia-a-dia, pois fornece leite, alimento e lã. Acompanhando o desenvolvimento da Ovelha, as crianças terão a oportunidade de perceber a origem desses itens.

Habitantes do Galinheiro - Grupo 5

Este projeto visa conhecer as galinhas como animais de estimação, criaturas lúdicas e divertidas, mas que também podem ser um pouco trabalhosas. Se domesticadas elas formam um vínculo com o criador, chegando a sentar no seu colo, alimentar-se em sua mão, cacarejar em saudação e podem vir quando forem chamadas. Portanto, ao longo do ano letivo, os alunos vão aprendendo que se ensinar e estimular, aplicando os métodos e procedimentos corretos, é possível criar essas aves com êxito.

Mala Literária - Grupo 4

Cada vez que a criança ouve histórias de faz-de-conta, da vazão às próprias emoções e pode ensaiar diversos papéis, pois a linguagem simbólica, não verbal dos “Contos de Fadas”, comunica-se diretamente com o imaginário da crianças, fazendo-a perceber que os problemas existem, mas que eles devem ser enfrentados e podem ser sempre solucionados. Portanto, incentivar o hábito de leitura na infância é muito importante, pois é nesta fase que todos os “hábitos” se formam!

Amigos da Escola - Grupo 5

Pretende-se discutir com o projeto “Amigos da Escola” as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.

Saúde Bucal - Educação Infantil

Este projeto tem por finalidade a conscientização dos educandos a respeito da importância dos hábitos voltados a higiene bucal, incentivando a prática da escovação no dia-a-dia e o interesse em manter os dentes sempre saudáveis.

1ºs Anos – Projeto Peixes - Fundamental I

Os peixes são animais com características que chamam a atenção principalmente das crianças. Vivem na água que é responsável pela respiração, alimentação e saúde dos mesmos. Neste projeto as crianças acompanham o comportamento dos peixes existentes no reservatório da Sede Campestre do colégio, levam novas espécies para este espaço, cuidam da limpeza do laguinho e da vegetação próxima. Também aprendem sobre as características dos peixes: forma do corpo, presença de escamas, como respira modo de desenvolvimento e sobrevivência, além de realizarem diferentes receitas e aprenderem sobre os benefícios dele na nossa alimentação para nossa saúde.

2ºs Anos – Projeto Frutas Orgânicas - Fundamental I

O cultivo de plantas orgânicas vem sendo cada vez mais praticado nos tempos atuais devido à preocupação com o meio ambiente e a saúde humana. Essas culturas utilizam-se de tecnologias naturais que garantem a preservação da biodiversidade local e a qualidade e sabor dos frutos.  É importante ressaltar que há um aproveitamento de recursos naturais renováveis, a reciclagem de lixo orgânico e de resíduos. Os alunos também realizam o levantamento das espécies de frutos existentes na sede Campestre do Colégio, cultivam novas espécies, colhem os frutos e ainda exploram as partes da planta com pesquisas e curiosidades sobre os benefícios à saúde.

3ºs Anos – Projeto Beija-flor e Espécies Nativas - Fundamental I

Por meio de visitas à sede campestre do Colégio Ideal os alunos realizam o levantamento de espécies nativas, conhecem o nome cientifico e popular das plantas, e ainda verificam a sua função e sua relação com o ambiente e o beija-flor. Além de catalogar e emplacar os principais espaços, caminhos e trilhas, exploram as características e hábitos dos beija-flores.

4ºs Anos – Projeto Apicultura - Fundamental I

Observar a criação de abelhas Jataí, realizar estudos, visitas, aulas de gastronomia e de laboratório, manuseando o mel e o favo, e também realizar aulas práticas mensalmente na Sede Campestre e na escola de como cultivar, utilizar e aproveitar os benefícios deste mel tão precioso é o papel dos alunos dos 4º anos.

5ºs Anos – Projeto Uma Escola Ideal é uma Escola Sustentável - Fundamental I

Este projeto tem como objetivo Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agindo coerentemente com elas. Na Sede Campestre os alunos realizam o trabalho na horta orgânica, desde a etapa da compostagem até a colheita. Também são responsáveis pela organização e manutenção da FEIRA IDEAL, onde além dos produtos confeccionados nas aulas de artesanato e gastronomia, comercializam as hortaliças que plantaram.