Durante o segundo bimestre foi trabalhado com os alunos do Primeirão do Ensino Médio do colégio Ideal as principais forças descritas pela mecânica clássica. Mas apenas descreve-las matematicamente e resolver problemas não é o suficiente para que o estudante possua um senso crítico, reconheça o importante papel histórico e veja no seu cotidiano constantemente a presença da mecânica clássica.
Sendo assim, no dia 27 de maio foi trabalhado um vídeo de uma das séries mais respeitadas do mundo científico, Cosmos. Neste, foi apresentado a problemática da época em conseguir descrever como dois corpos maciços se atraem, e porque entender isso fisicamente poderia gerar uma revolução na forma de pensar da sociedade e da interpretação do nosso universo.
No dia 10 de Junho, após a problemática já ter sido discutida em sala de aula nas semanas anteriores, foi trabalhado com um simulador físico, em que visualizamos que compreendendo a noção de força é possível descrever desde um corpo descendo uma rampa ou o tempo de frenagem de um carro em situações simples até descrever sem erros ou aproximações o movimento de todos os planetas, satélites ou estrelas de nosso universo.
Ao final foi realizada uma discussão sobre os desafios que o homem precisa resolver para poder explorar o universo.
Compartilhe este conteúdo
Enviar