Inteligências múltiplas e aprendizado: conheça a teoria que revolucionou a forma de aprender

E se o ideal for um ensino que não limita, mas explora as habilidades do seu filho e/ou filha?

Ninguém é uma coisa só. Nós podemos ser muitos.

Isso é o que explica a Teoria das Inteligências Múltiplas. O conceito foi elaborado pelo psicólogo cognitivo educacional Howard Gardner na década de 1980, como forma de entender o funcionamento da inteligência humana.

Como resultado, foram descobertos 9 tipos de inteligências que se relacionam entre si para formar pessoas únicas e capazes de apresentar habilidades distintas.

OS 9 TIPOS DE INTELIGÊNCIAS

Inteligência Lógico-Matemática

O tipo de inteligência definida como lógico-matemática diz respeito à habilidade que o ser humano tem de lidar com raciocínios dedutivos e conceitos matemáticos.

Inteligência Linguística

A inteligência linguística está relacionada com a capacidade de se comunicar, aprender novas línguas e utilizar a linguagem de forma excepcional, seja na forma escrita ou oral.

Inteligência Espacial

O conhecimento espacial ou visual está ligado à habilidade de interpretar e criar imagens, seja através da cor, da forma, da textura ou do uso do espaço físico.

Inteligência Físico-Cinestésica

Também conhecida como inteligência corporal, essa habilidade diz respeito ao controle do corpo e a execução de movimentos.

Inteligência Interpessoal

A habilidade de se comunicar, persuadir e compreender o outro.

Inteligência Intrapessoal

A inteligência intrapessoal está relacionada à capacidade de entender as próprias emoções, sentimentos e desejos. Em outras palavras, ter autocontrole e conhecer a si mesmo.

Inteligência Musical

A habilidade de reconhecer sons, melodias, acompanhar ritmos e tocar instrumentos.

Inteligência Naturalista

A inteligência naturalista diz respeito ao profundo conhecimento da natureza e da aptidão para lidar com ela, seja no relacionamento com animais, no cultivo de plantas ou mesmo no conhecimento geológico.

Inteligência Existencial

Essa inteligência está relacionada com grandes filósofos e pensadores que se dedicaram a estudar conceitos da metafísica e do comportamento humano.

ENSINO PERSONALIZADO, MÚLTIPLAS EXPERIÊNCIAS

Como parte dos avanços educacionais originados pela Teoria das Inteligências Múltiplas, hoje entendemos que a inteligência humana é algo amplo e complexo.

Cada pessoa aprende de uma forma diferente e reduzir o desempenho de um aluno a um único modelo de aprendizagem pode limitar sua capacidade de demonstrar outras aptidões e habilidades.

Por isso, no Colégio Ideal, oferecemos um aprendizado personalizado e que permite a cada aluno explorar aquilo que tem de melhor, com uma metodologia multidisciplinar.

Agende uma visita e conheça nosso multiverso ideal. Um espaço que multiplica as possibilidades do seu filho e/ou filha e permite que eles sejam múltiplos, sejam muitos, sejam seus próprios ideais.